Polícia

Cerco eletrônico conduz PM em caça a bandidos em Niterói

Assaltantes foram presos após perseguição. Foto: PMERJ

Os sistema de cercamento eletrônico por câmeras instalado pela Prefeitura de Niterói levou a prisão de quatro criminosos e a recuperação de um carro roubado na noite deste sábado (13).

O veículo Honda HRV preto, placa KYP-8231, constava como roubado desde o dia 7 e foi identificado pelo sistema por volta das 22h, quando trafegava no bairro de São Francisco em direção ao túnel Charitas-Cafubá. Do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o veículo passou a ser monitorado pelas câmeras e a polícia foi acionada.

Agentes do programa Niterói Presente e policiais do 12º BPM, ao receberem a informação do Cisp pelo rádio, se mobilizaram e realizaram o cerco, que terminou com a interceptação do veículo.

Dois dos quatro bandidos abandonaram o carro e tentaram fugir a pé, mas foram alcançados e presos junto com os outros dois que permaneceram no veículo na abordagem.

O grupo foi levado para a Felegacia do Centro (76ª DP), onde foram autuados pelo crime de receptação. Como eles constam antecedentes criminais, portanto permanecerão presos.

Mais segurança

Em maio deste ano a Prefeitura de Niterói começou a operar os Portais de Segurança, sistema de Cercamento Eletrônico, que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo.

Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

As 70 novas câmeras são acompanhadas por agentes que atuam no Cisp e foram disponibilizadas pelo Município para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes do Portal de Segurança, um alerta soa no Centro.

Após a identificação, o veículo passa a ser rastreado pelas outras câmeras para facilitar a abordagem. A unidade policial mais próxima é imediatamente acionada para que seja feito o cerco e a interceptação do veículo.

< Flamengo goleia Goiás no Maracanã Polícia investiga morte de jovem durante operação da PM em Itaboraí <